logo1

Conheça os missionários redentoristas, responsáveis pela pastoral no Santuário-Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Paróquia Nossa Senhora da Conceição

PEJoaoOtavioPe. João Otávio Martins, C.Ss.R. | Pároco e Reitor

 

Natural de Lagoa Formosa (MG), nasceu em 19 de abril de 1951. Seus pais tiveram 13 filhos e chegaram a Goiás no início da década de 1960 para viver na cidade de Morro Agudo. Foi lá que João Otávio conheceu os Redentoristas. Ingressou no Seminário São José, na Vila Aurora, em 1974, e neste tempo conheceu a Matriz de Campinas, onde atuou pastoralmente na equipe da missa das 10 da manhã de domingo.

Estudou no antigo Colégio Paulo VI e também no Colégio Estadual Castelo Branco. Depois mudou-se para Tietê (SP), onde fez o ensino médio. De volta a Goiânia, cursou a filosofia na primeira turma do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Fez o noviciado na antiga Fazenda Arrozal, perto de Trindade, e após os votos residiu no antigo Convento dos Redentoristas, hoje Centro Cultural Gustav Ritter. Neste período em que cursou teologia, trabalhou como escriturário em uma agência bancária em Campinas, e também como vendedor de livros.

Foi ordenado presbítero em 1987, em Morro Agudo, e iniciou então uma caminhada de intensa pastoral: de 1988 a 1990, em Parauabebas (PA); de 1991 a 1996, na Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Parque dos Buritis, entre Goiânia e Trindade; de 1997 a 1999, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião (DF); em 2000 e 2001, como formador dos seminaristas na Nova Vila, e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Itauçu; de 2002 a 2003, na Paróquia Santo Afonso, em São Sebastião (DF), e em seguida, na zona rural de Brasília, na Paróquia São Paulo, entre 2004 e 2006.

Padre João Otávio também atuou, de 2007 a 2008, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul (DF). Em 2009 foi transferido para Goiânia, onde colaborou na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Nova Vila. No ano seguinte, assumiu a Paróquia da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, onde foi pároco entre 2010 e 2013. Em 2014, foi pároco da Paróquia São Sebastião, em Nova Xavantina (MT). Desde 2015, é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e reitor do Santuário-Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia. Foi o responsável pela coordenação do projeto de instalação da Basílica Menor.

Em meio a tantas atividades pastorais, padre João Otávio também realizou estudos acadêmicos. Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás, e fez pós-graduação em Filosofia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Concluiu o mestrado em Ciências da Religião pela PUC/Goiás, no trabalho que resultou no livro “Pesquisa sobre os carreiros”. Foi professor universitário por 5 anos na UCB, e por 8 anos na Fajesu, em Brasília.

 

PeClovisPe. Clóvis de Jesus Bovo, C.Ss.R. | Vigário paroquial

 

O mais experiente missionário da equipe de Campinas é paulista da cidade de Boituva, onde nasceu em 6 de novembro de 1927. Ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP) em 1938, onde estudou até 1944. No ano seguinte, fez o noviciado, e sua primeira profissão religiosa na Congregação Redentorista foi realizada em 1946, na cidade de Pindamonhangaba (SP).

Foi ordenado presbítero em 29 de julho de 1951, em Tietê (SP). Nos anos seguintes, fez especialização em Jornalismo, em Roma, na Itália. De 1953 a 1972, foi coadjutor na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, professor no seminário, e redator do jornal “Santuário de Aparecida”.

Está em Goiás desde 1972, onde atuou na equipe missionária itinerante, pregando missões em todo o Brasil Central, além das regiões norte, nordeste e sudeste. Desde 1997 é o responsável pela Causa de Beatificação do Venerável Padre Pelágio Sauter, e colabora na Matriz de Campinas desde 2001.

 

 

PeAbdonPe. Abdon Dias Guimarães, C.Ss.R. | Vigário paroquial


Nascido em Aruanã (GO), Abdon entrou para o seminário redentorista São José, em Goiânia, no ano de 1977. Na Matriz de Campinas realizou sua primeira profissão religiosa, em 1984, e recebeu a ordenação diaconal, em 1987. Foi ordenado presbítero em 1988, em sua terra natal. É graduado em filosofia e teologia no Ifiteg, e em Psicanálise clínica, pelo Instituto de Psicanálise Brasileira, de Brasília (DF). Foi vigário paroquial na Matriz de Campinas entre 1988 e 1992. Residiu na Vila São José, quando foi promotor vocacional entre 1993 e 1996. Em seguida, foi vigário no Parque dos Buritis, em Goiânia/Trindade, por dois anos. De 1999 a 2007, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Lago Sul, em Brasília (DF). Após o período de um ano de estudos na Irlanda, foi novamente vigário paroquial na Matriz de Campinas, entre 2009 e 2010. De 2011 a 2014, morou novamente em Brasília, sendo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos últimos dois anos. Desde 2015, está de volta à paróquia.

 

PePauloCezarPe. Paulo Cézar Nunes de Oliveira, C.Ss.R. | Vigário paroquial


Ingressou na formação redentorista em 1998. Graduado em Filosofia e Teologia. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO.

Professor de Teologia Moral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Mestrando em Teologia Moral pela Università Lateranense - Accademia Alfonsiana – Roma.

Já trabalhou na paróquia de Campinas entre 2003 a 2005, quando coordenou a catequese. Atuou na formação dos novos redentoristas em diversas etapas, e foi vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora da Guia (Trindade 2) e Nossa Senhora de Lourdes (Nova Vila). Hoje, é o diretor-geral da Rádio Difusora de Goiânia e da Rede Pai Eterno de Rádio.

 

 

 

 PeElismarPe. Elismar Alves dos Santos, C.Ss.R. | Vigário paroquial


Natural de São Luís de Montes Belos, ingressou na formação redentorista em 1993. Realizou a sua primeira profissão religiosa em 15 de janeiro de 2000, no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade. Ordenado diácono em 01 de agosto de 2003 no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Matriz de Campinas, em Goiânia/GO, e presbítero em 19 de dezembro de 2003, no Santuário de Trindade.

Foi colaborador na formação dos novos redentoristas em diversas etapas. Licenciado em Filosofia e graduado em Teologia e Psicologia pela PUC/Goiás, possui Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC/Goiás e Doutorado em Teologia Moral pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, com estágio na Universidad Pontificia Comillas, de Madri, na Espanha. É ainda doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi pároco em Abadia de Goiás, e vigário paroquial em Aparecida de Goiânia e em Brasília/DF. Atualmente, é também o diretor-geral do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

 

PeWelintonPe. Welinton Silva, C.Ss.R. | Vigário paroquial


Filho mais velho do casal José Luiz e Raimunda, e irmão de Mara Rúbia, Welinton Silva nasceu em 23 de maio de 1987 no bairro de Campinas, em Goiânia, mas foi criado na cidade de Nova Veneza. Ingressei aos 14 anos no Seminário Redentorista Pe. Pelágio, em Trindade. Em 2009, fez o noviciado redentorista, e em 30 de janeiro de 2010 professou os votos na Congregação Redentorista.

Em 2012 conclui o curso de Teologia, ao mesmo tempo em que cursou pós-graduação em Comunicação Social na PUC/SP em parceria com as Irmãs Paulinas. Em 2014, residiu em Paraíso do Tocantins. Em 17 de agosto daquele ano, foi ordenado presbítero no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Desde 2015, reside na Comunidade Redentorista de Campinas, colaborando no Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

 

IrDiegoJoaquimIr. Diego Joaquim, C.Ss.R.


Goianiense, o religioso nasceu em 1982. Ingressou no Seminário Redentorista Padre Pelágio, em Trindade, em 1998. Deixou a formação da Congregação no ano seguinte, e começou a participar da catequese e do grupo de jovens “Jopac”, da Matriz de Campinas. Neste período, cursou História na Universidade Federal de Goiás, foi professor da rede pública, trabalhou na Arquidiocese de Goiânia e na Rádio Difusora de Goiânia. Em 2005, começou a colaborar na redação do jornal “Matriz”. Retornou para a formação redentorista em 2007, residindo na paróquia de Goiandira (GO).

Fez o noviciado em 2008, e realizou sua primeira profissão religiosa na Matriz de Campinas, em 2009. Como religioso-irmão, trabalhou em nossa paróquia por três anos, colaborando na Pascom, no Ministério do Acolitato e na formação, além da Rádio Difusora. Neste período, concluiu o curso de jornalismo.

Em 2012 e 2013, residiu em Brasília (DF), quando trabalhou na assessoria de imprensa da CNBB, e fez sua profissão religiosa perpétua. Em 2014 foi transferido para Goiânia, período em que residiu na Comunidade Redentorista Santo Afonso, no Setor Universitário. Além da Matriz de Campinas, é comunicador da Rede Pai Eterno, colaborador da Scala Editora, e atua na coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB.

@Todos os direitos reservados - Matriz de Campinas 2017