Em que consiste a vocação dos leigos?
Os leigos são enviados para se comprometerem na sociedade, para que o Reino de Deus possa crescer no mundo.

Um leigo não é um cristão de segunda classe,  porque ele participa do ministério sacerdotal de Cristo (sacerdócio comum dos fiéis). Ele empenha-se para que as pessoas do seu meio (escola, faculdade, família e profissão) aprendam a conhecer e a amar Cristo. Ele cunha com a sua fé a sociedade, a economia e a política. Ele promove a vida eclesial assumindo ministérios, como o acolitado e o leitorado, disponibilizando-se para dirigir grupos e aderindo aos movimentos e conselhos eclesiais (por exemplo, os conselhos paroquiais, pastoral ou econômico). Também os jovens devem refletir seriamente sobre o lugar em que Deus os quer.

Porventura todas as pessoas estão vocacionadas para o matrimônio?

Nem todas as pessoas são chamadas ao matrimônio. Também as pessoas que vivem sós podem ter uma vida plena. A algumas delas, Jesus revela um caminho  especial. Ele as convida a viverem solteiras, por causa do Reino dos Céus.

Muitas pessoas que vivem sós sofrem da sua solidão, entendem na apenas como carência e desvantagem. Porém, uma pessoa que não tenha de se preocupar  com o cônjuge ou com a família goza de liberdade e independência e tem tempo para coisas interessantes e importantes que uma pessoa casada não conseguiria  fazer. Talvez seja da vontade de Deus que ela se preocupe com pessoas que não contam com o apoio de ninguém. Não raramente até, Deus chama tal pessoa a uma especial proximidade de si, é o caso, portanto, do desejo de renunciar a um parceiro por causa do Reino dos Céus. No entanto, no Cristianismo não existe uma vocação ao desprezo do matrimônio ou da sexualidade. O celibato livre só pode ser vivido no amor e do amor, enquanto sinal poderoso de que Deus é o mais  importante. O celibatário renuncia à relação sexual, mas não ao amor. Ele vai, cheio de desejo, ao encontro de Cristo, o esposo que vem (Mt 25,6).
 

© Copyright 2017 -- Paróquia N. Senhora da Conceição / Santuário N. Senhora do Perpétuo Socorro -- Pça Sto Afonto, St. Campinas, S/N - Goiânia-GO TEL 62 3533 5310 - FB